Alerta laranja: temporais podem causar inundações e deslizamentos em Brumadinho

Nível do Rio Paraopeba chega na marca dos 2 metros e 26 centímetros e a previsão é que o volume de chuva pode ultrapassar os 150 milímetros nas próximas horas

Compartilhar
Share

Brumadinho já superou a média histórica de chuva para o mês de janeiro. De acordo com dados do sistema de monitoramento, até agora, já choveu aproximadamente 384 milímetros, superando a média do mês, que é de entorno de 228 milímetros.

Com isso, o município está em estado de alerta laranja, já que a previsão entre hoje, sexta-feira, 31, até próximo domingo, 2, é de muita chuva. De acordo com o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, o volume esperado pode ultrapassar os 150 mm nas próximas 48 horas.

As áreas de instabilidade continuam atuando sobre Minas Gerais e com isso, os risco de eventos adversos como alagamentos, deslizamentos de encostas, quedas de árvores e descargas elétrica aumentam ainda mais.

Especialistas alertam para que a população fique atenta aos sinais como rachaduras em paredes, inclinação de árvores ou postes, além da movimentação de terra.

Rio Paraopeba

Em uma atualização feita no início da tarde desta sexta-feira, 31, o nível da água no leito do Rio Paraopeba chegou na marca dos 2 metros e 26 centímetros. A expectativa é de que o volume de água pode subir ainda mais nas próximas horas, já que continua chovendo muito na região. Vale ressaltar que, o transbordamento do rio acontece somente quando o nível da água chega na marca dos 6.80 metros. Portanto, a situação ainda está dentro da normalidade.

Foto: Lucas Lara

Compartilhar
Share