Denúncia: Veículos em péssimas condições de uso são colocados para transportar alunos em Brumadinho. Contrato ultrapassa os 11 milhões de reais
O primeiro dia da volta às aulas em Brumadinho, já iniciou com uma série de denúncias sobre o novo transporte escolar. De acordo com as informações e vídeos divulgados nas redes sociais, os veículos disponibilizados estariam com uma série de problemas mecânicos e estruturais como pneus carecas, sem cinto de segurança, vidros quebrados, sem identificação de faixa escolar e até documentação irregular.
A situação tem gerado indignação e preocupação com a segurança dos estudantes, principalmente entre os pais, que exigem providências imediatas por parte das autoridades municipais. “A segurança dos nossos filhos é o mais importante. Não podemos permitir que eles viajem em ônibus com tantos problemas”, afirmou uma mãe, que preferiu não se identificar.
A prefeitura fez recentemente um contrato emergencial, sem licitação, no valor de mais de 11 milhões de reais. Além disso, o município cancelou a licitação feita no final do ano passado alegando irregularidades. Segundo dados da Receita Federal, a União Cooperativa de Transportes, empresa escolhida para fazer o transporte escolar em Brumadinho, foi criada em março do ano passado, com Sede em Belo Horizonte e teria seu capital social de apenas 28 mil reais. Outro ponto que chama atenção é que, a empresa não estaria apta a realizar o transporte escolar, já que a lei exige pelo menos um ano de atuação na área.
O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre as denúncias. Em nota, o órgão informou que ainda não recebeu notificação formal, mas que fará a devida apuração para garantir que os veículos atendam aos padrões de segurança e qualidade exigidos.