Brumadinho sob NOVAS ameaças da mineração

Áreas do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e da Serra da Moeda abriga mananciais e espécies da fauna e flora

Compartilhar
Share

Prestes a completar 2 anos de uma das maiores tragédias humana e ambiental do mundo, provocadas pela mineração, Brumadinho volta a ser ameaçado pela atividade minerária em duas importantes regiões do município, a Serra da Moeda e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Essas duas regiões são consideradas as caixas d’água da grande BH, além de abrigar importantes espécies da fauna e flora brasileira e ser o eixo da sustentabilidade turística de Brumadinho, pelas belas paisagens, pousadas e restaurantes.

As áreas já sofrem impactos com o avanço da expansão imobiliária, com os grandes condomínios, além da instalação de empresas, como, por exemplo, a Coca-Cola.

Recentemente, pedidos de licenciamento ambiental, para a implantação de grandes projetos da mineração e agora a sondagem do Rodoanel Sul, proposto pelo governo de Minas, coloca em risco a vida de milhares de pessoas e a tranquilidade do eixo sul da região metropolitana de Belo Horizonte. O jornal Folha de Brumadinho trará em breve, reportagens, com denúncias graves sobre esses projetos nas regiões, e o pior, com o aval do poder público, o que está sendo denunciado e questionado por especialistas das áreas ambiental e social.

Fotos: Samuel Macedo

Compartilhar
Share