Ambientalistas e moradores da região de Brumadinho e Nova Lima comemoram a notícia de que o Governo de Minas irá estudar a nova proposta do traçado do Rodoanel Sul, apresentada pela AMDA – Associação Mineira de Defesa do Ambiente. O anúncio foi feito à imprensa pelo Secretário de Infraestrutura, Fernando Marcato.
A solicitação de mudança já havia sido encaminhada no último dia 3 de fevereiro, ao vice-governador Paulo Brant, através de ofício assinado por 384 instituições e pessoas físicas.
A Amda reuniu-se com a Subsecretária de Infraestrutura, Mônica Lana, para discutir a proposta alternativa. Na reunião, o engenheiro Euler Cruz, convidado pela Amda e membro do Fórum Permanente São Francisco (que reúne profissionais das áreas de engenharia, geologia e projetos), apresentou informações e questionamentos, inclusive sobre aspectos geológicos e de segurança, a respeito do traçado proposto.
O traçado da Alça Sul do Rodoanel prevê construção de túnel 3390 m de comprimento sob a Serra da Calçada. Euler lembrou que acidentes em túneis não são incomuns e citou exemplos da Europa. “Quanto maiores são a declividade e o comprimento de um túnel, mais perigoso ele é, pois, em caso de acidentes, a fuga e o socorro são muito difíceis”. Devido à declividade projetada para o túnel e para o trecho depois dele, descendo a Serra (4,5%) o risco de acidentes seria ainda maior, devido à alta velocidade dos veículos no caso de perderem os freios por algum motivo, lembrou o engenheiro.
Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, as questões levantadas pelo engenheiro somam-se às preocupações sobre os impactos ambientais que poderão advir da construção sobre Mata Atlântica, fauna, mananciais e patrimônio arqueológico, tanto no decorrer da construção, quanto após abertura ao tráfego.
“Acredito que o anúncio do secretário foi muito bem visto não só pela Amda, mas também pelas centenas de pessoas e instituições que como nós não questionam a importância do Rodoanel, mas pleiteam opção de menores impactos sobre o ambiente e sobre a qualidade de vida da população de Brumadinho, bem como de menores riscos de acidentes e de interrupção do tráfego. Esperamos chegar a isto”, diz.
O projeto do Rodoanel Sul, apresentado pelo governo de Minas recentemente dentro da proposta de reparação dos danos causados pela Vale com rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, levantou discussões e contestações. O projeto planeja cortar Brumadinho e Unidades de Conservação Integral, como a Serra da Calçada e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Estas unidades formam um grande corredor de proteção ambiental, com vegetação natural (mata atlântica e cerrado), envolvendo milhares de espécies raras da fauna e flora, além de inúmeras nascentes, sendo um dos biomas mais importantes do país.
A nova proposta reduz em 94% os danos em áreas de APPs, diminuiria em 75% os impactos nas nascentes da região, além de diminuir em 34% sua extensão e causar quase 60% menos danos em áreas rurais de Brumadinho.