A Prefeitura de Brumadinho emitiu um novo Decreto, que entra em vigor a partir desta sexta-feira, 12, em que restringe o horário de funcionamento do comércio e outros setores não essenciais, além de toque de recolher.
A novas regras sanitárias estão sendo aplicadas, após aumento expressivo de casos de covid-19, nova variante em circulação e a diminuição dos leitos de UTIs nos hospitais do Estado. Na última terça-feira, 9, pelo menos 27 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte já haviam tomadas medidas parecidas, com várias restrições.
De acordo com o novo Decreto N°51, não será permitida a circulação de pessoas entre 8 horas da noite e 5 horas da manhã, sob pena de aplicação de multa prevista na Lei nº 2.541/2020. Também estão proibidos os eventos públicos e privados de qualquer natureza.
O comércio varejista em geral passará a funcionar de 13h às 19h horas. Estarão proibidas as vendas de bebidas alcoólicas, inclusive no interior dos estabelecimentos. A comercialização de bebidas alcoólicas só poderá ser feita por meio de sérvio de entrega (delivery), das 13 às 19 horas. As atividades não essenciais não poderão funcionar aos sábados e domingos.
Apesar das séries de restrições no município, a Prefeitura manteve aberta as escolas municipais. As aulas acontecem de forma híbrida, com 50% dos alunos a cada dia, alternando em dias impares e pares. Especialistas na área da educadores contestam o funcionamento das escolas, já que houve um aumento de registros de casos suspeitos desde o retorno das aulas, envolvendo profissionais da educação e alunos.