Moradores da comunidade de Ponte das Almorreimas, em Brumadinho, denunciam uma obra da Vale, que segundo eles, está sendo feita em uma área de App – Área de Preservação Permanente. Os moradores afirmam que a empresa, BRG, terceirizada da Vale, fez uma perfuração de uma fossa séptica em área de preservação, afetando nascentes de água no local.
Ainda de acordo com os moradores, o local não faz parte da área abrangida pelo decreto de utilidade pública e nem área de servidão. O caso foi denunciado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também levado ao conhecimento do Ministério Público.
Questionada, a Vale confirmou que a obra está sendo executada pela empresa, BRG e disse que no local está sendo construído um reservatório estanque de efluentes sanitários gerados na obra da nova captação do rio Paraopeba. Ainda de acordo com a Vale, o reservatório é esvaziado periodicamente e os efluentes coletados são encaminhados para destinação final em unidade de tratamento devidamente licenciada.
A empresa ressaltou ainda, que já prestou os esclarecimentos solicitados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, e que todas as intervenções foram feitas em integral cumprimento à legislação ambiental.
Procurada, a prefeitura disse que houve sim um transbordamento da fossa, que não está em APP e nem próxima de nascentes. O órgão informou ainda, que a empresa foi notificada e tem até o dia 30 para fazer a limpeza da fossa, para então renovar a autorização junto ao setor de regularização.