Em resposta enviada ao jornal Folha de Brumadinho, a Copasa informou que foram feitas descargas nas redes de distribuição da comunidade para remoção de qualquer impureza presente na água do bairro Parque da Cachoeira. Além disso, foi realizada também a coleta da água tratada no poço operado pela Companhia para avaliação dos parâmetros químicos e físicos, e constatou-se que estão dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela portaria do Ministério da Saúde.
Na semana passada, o jornal Folha de Brumadinho mostrou a situação da água suja e barrenta que chega nas torneiras das residências do bairro Parque da Cachoeira. Segundo os moradores, a situação virou rotina. Além das dificuldades para cozinhar, beber e lavar roupas, moradores relataram também coceiras pelo corpo após o banho.
A Copasa ressaltou ainda que não realizou nenhuma manutenção significativa nas redes do bairro entre os dias 29 de março e 3 de abril, que pudesse provocar essa situação. E que, em levantamento da malha de abastecimento das casas que receberam água com alta turbidez, constatou-se que estão ligadas ao reservatório situado à rua São Marcos, que recebe água através de caminhões pipa que não são operados pela empresa.
Por fim, a Copasa disse que continuará com as investigações das possíveis causas do problema relatado. Procurada, a prefeitura disse que a responsabilidade é da Copasa. Fato é, que os moradores do bairro Parque da Cachoeira estão recebendo água suja em suas residências. As perguntas que ficam são: de quem é a culpa? Quem será responsabilizado?