O lançamento da candidatura de Guilherme Morais, 31 anos, do PSD, ocorreu em clima de festa e de anseio por mudanças na direção do município. Formado em Administração Pública e Direito, Guilherme, nascido em Brumadinho, foi o vereador mais votado da história da cidade, em 2020.
Além da multidão que tomou conta das dependências da casa de eventos, o ato contou com as presenças da deputada federal Greyce Elias (Avante), do deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania), do vice-presidente do Partido Verde em Minas, Alisson Moraes, de lideranças comunitárias e de dezenas de vereadores de outras cidades da região metropolitana, como Betim, Mario Campos, Sarzedo e Ibirité.
O dirigente do PV abriu a fila de declarações de apoio a Guilherme. “Pessoalmente, entendo que foi um erro histórico a sua expulsão do PV. Peço desculpas por isso”, afirmou Alisson. Guilherme foi expulso do PV sumariamente, sem direito à defesa, em 2023, depois de fazer denúncias contundentes contra o atual prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos.
Greyce Elias destacou a atuação de Guilherme nos últimos anos. “Vejo em você uma força capaz de transformar a realidade local e promover desenvolvimento e qualidade de vida para todos os cidadãos. Brumadinho precisa de uma gestão que olhe para o futuro, que valorize suas raízes e que esteja disposta a enfrentar os desafios com determinação e responsabilidade”.
O deputado estadual João Vitor Xavier foi contundente: “Brumadinho vai deixar de ser de uma família só. Temos a oportunidade de construir um futuro em bases muito diferentes do que fizeram no passado. Quem quer Brumadinho para Brumadinho tem que caminhar com o Guilherme”.
Compromisso com o Futuro de Brumadinho
Antes de iniciar sua fala, Guilherme Morais chamou para o palco os pré-candidatos a vereador pelos oito partidos que já apoiam o projeto de mudança na cidade (PSD, MDB, PSB, Republicanos, Solidariedade, Cidadania, PCdoB e Mobiliza). “Temos o maior número de pré-candidatos porque temos o apoio maciço dos partidos aqui em Brumadinho”. Em seguida, Guilherme apresentou as principais diretrizes que pretende implementar em um eventual governo.
Transparência
“Vou deixar bem claro: não vou fazer da prefeitura a minha empresa. Vou criar a primeira secretaria municipal de transparência de Minas Gerais. Cada centavo que entrar será mostrado e explicado. A secretaria gerenciará licitações, organizará concursos e supervisionará todas as compras públicas. E também vamos instituir o orçamento participativo, porque o povo precisa estar presente nas decisões sobre os investimentos em saúde, educação, lazer, infraestrutura urbana e outros temas. Cada comunidade terá voz e participação ativa nesse diálogo democrático com o poder público.”
Servidores
“A era da perseguição, da caça às bruxas e do assédio moral vai acabar. Se você é um bom servidor, cumpre sua jornada e faz o seu trabalho em prol da população, não se preocupe. Estaremos do seu lado, valorizando, dando condições de trabalho e colocando as pessoas certas nos lugares certos. Só não haverá espaço para fantasmas e laranjas”.
Investimento na Cidade
“Vamos investir na infraestrutura urbana da nossa cidade. Chega de ruas esburacadas, trânsito caótico, enchentes, falta de saneamento básico. Vamos limpar a cidade e criar a Guarda Municipal para combater a criminalidade, e levar o desenvolvimento à zona rural de Brumadinho, integrando-a à zona urbana, criando as subprefeituras.
Vamos asfaltar 100% das estradas da área e investir em tecnologia, energia e mobilidade urbana, para que as populações dessas áreas tenham acesso a transporte e estradas eficientes, internet e iluminação. Vamos manter e ampliar os serviços de saúde e educação na cidade. O que é bom tem que ser cuidado e melhorado. Também ampliaremos os horários das creches das 7h às 18h e criaremos o centro especial para crianças autistas”.
Mineração
“Não sou contra a mineração. Sou contra esse modelo ultrapassado, que mata pessoas, destrói a natureza e deixa a cidade refém da atividade. Outro modelo de mineração é possível, e podemos caminhar para isso com diálogo, respeito e independência”.
Distrito Industrial
“Vamos revisar o projeto de implantação do Distrito Industrial de Brumadinho. Ainda este mês, haverá uma apresentação do projeto a investidores chineses em Londres. O Distrito Industrial do futuro tem que agrupar a cadeia produtiva da mineração, incluindo fornecedores de equipamentos, serviços de suporte e pesquisa geológica e a integração com outros setores industriais, como siderurgia, metalurgia, construção civil e energia, criando novas oportunidades de negócios e empregos bem remunerados para a nossa população.
Vamos estimular a formação de mão de obra especializada por meio de escolas técnicas municipais e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento, transformando Brumadinho em um polo de inovação tecnológica. Não faz sentido construí-lo no centro da cidade. A sua localização considerará a proximidade com infraestrutura de transporte para facilitar a logística, e a disponibilidade de terrenos adequados. Vamos implantá-lo às margens da BR 381”.