O trabalho incansável da rede de brigadistas, formada por voluntários e profissionais que atuam em diversas áreas do município, tem conseguido ótimos resultados na prevenção e combate aos incêndios florestais, um esforço que exige muito envolvimento e investimentos.
Além das novas tecnologias disponíveis e das despesas elevadas, a preparação e o cuidado diário com os brigadistas devem ser levados em conta. O treinamento dos agentes conta com equipamentos essenciais, como veículos 4×4, drones, sopradores, entre outros aparelhos que ajudam quem lida diretamente com o combate às chamas.
A rede de monitoramento é formada por entidades como a ONG Brigada Carcará, AMDA, Brigadas dos condomínios, IEF, Previncêndio, Defesa Civil, CBMMG e sociedade civil organizada, que estão sempre prontas e acompanham 24 horas por dia a situação no município. Assim que identificado o foco de incêndio, os agentes saem imediatamente para o campo de combate.
“Os treinamentos de como proceder no combate aos incêndios são fundamentais para que possamos garantir a segurança dos nossos agentes e, principalmente, agir no momento certo e debelar os focos de incêndio. O uso dos instrumentos de trabalho e EPI – Equipamentos de Proteção Individual – São fundamentais. É um trabalho muito árduo e requer muita experiência e investimentos”, explica Ronnie Gibson, da ONG Carcará.
Como prevenir incêndios florestais
– Não jogue pontas de cigarros ou fósforos no chão ou perto da vegetação;
– Evite soltar fogos de artifício nesta época do ano devido ao período de seca;
– Não acenda fogueiras em áreas próximas à vegetação;
– Não queime lixos ou entulhos;
– Se for fazer alguma queimada em área para plantio, tenha um profissional capacitado e com as devidas licenças ambientais.
Em caso de incêndios, ligue:
– Corpo de Bombeiros 193
– Disque denúncia 181
– Defesa Civil 199
Foto: Brigada Carcará