Ordem de Serviços para retomada da última etapa da restauração da matriz de Piedade é assinada

“A Matriz de Piedade é um símbolo da nossa história e cultura. Com esse investimento, estamos preservando a história de Brumadinho,” destacou Nenen da Asa

Compartilhe!

A assinatura da Ordem de Serviços para o início das obras da última etapa do processo de restauração da matriz de Nossa Senhora da Piedade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 19, em Piedade do Paraopeba. O ato contou com a presença de representantes da comunidade, do prefeito Nenen da Asa, do secretário municipal de Turismo e Cultura, Arnaldo Rodrigues e do diretor do Departamento de Cultura, Webert Douglas de Souza. Arquidiocese de Belo Horizonte não enviou nenhum representante.

De acordo com a prefeitura, as obras da última etapa da restauração da igreja matriz começam dia 23 de setembro. A previsão é que os trabalhos durem 8 meses.

A prefeitura está repassando R$1.240.000,00 com recursos do município. O prefeito Nenen da Asa ressaltou a importância da finalização da obra para Brumadinho. “A Matriz de Piedade é um símbolo da nossa história e cultura. Com esse investimento, estamos preservando a história de Brumadinho”, afirmou.

A outra parte R$ 1.397.000,00 vem do Ministério Público, do programa “Minas para Sempre”. Esse valor será depositado na conta da Arquidiocese de Belo Horizonte, que vai gerenciar os recursos.

O programa “Minas para Sempre”, do Ministério Público, é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo (Caoma), Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC).

Todos os projetos são contemplados dentro da Plataforma Semente, o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais, criado pelo MPMG em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais). A terceira fase conta com 13 projetos.

As obras da Matriz de Piedade, que estavam paralisadas desde 2022, por questões orçamentárias, agora poderão ser finalizadas com esse novo aporte financeiro. O projeto inclui a restauração do: retábulo mor, Retábulo colateral evangelho, Retábulo colateral epístola, Retábulo lateral epístola, Retábulo lateral evangelho, Tapavento, Arcaz, Armário dos santos óleos, Pia batismal, Sino Pedro, Sino Elias, Sino Cruz. Além disso, o projeto inclui instalações elétricas e hidráulicas, projeto de prevenção de incêndios, sistema de circuito de segurança, pinturas e projeto paisagístico no entorno.

Compartilhe!