Entrevista: candidata a prefeita Alessandra do Brumado, do Novo

Questões sobre saúde, educação, segurança, economia, sustentabilidade, mobilidade urbana, gestão e planejamento, além de 2 perguntas específicas sobre sua vida pública

Compartilhe!

Perguntas:

1. Visão e Planejamento: Qual é a sua visão para a cidade nos próximos quatro anos e quais são as principais metas que você pretende alcançar?

Queremos que Brumadinho cresça e se desenvolva de forma sustentável, com políticas públicas que atraiam investimentos ao mesmo tempo em que devemos criar meios de combater a minério-dependência. Precisamos capacitar a população para o mercado de trabalho que é cada dia mais exigente, além de fomentar e apoiar o turismo e a cultura tão ricos de nosso município. Todas essas ações, alinhadas com planejamento de curto, médio e longo prazo, são essenciais para o desenvolvimento de Brumadinho.

2. Saúde Pública: Quais serão suas prioridades para melhorar o sistema de saúde municipal?

Dá para melhorar a nossa saúde ainda mais. Para isso, precisamos investir em UTI’S móveis para cada distrito, ampliar os horários de médicos nos PSF’s, principalmente na zona rural, já que a maioria dos usuários são autônomos. Também é preciso buscar formas para criar um Centro de Hemodiálise e Centro de Oncologia em nosso hospital. É necessário também ampliar a oferta de exames de alta complexidade e trazer mais médicos para atender toda a população nos quatro cantos da cidade.

3. Educação: Como você pretende abordar os desafios enfrentados pelas escolas do município e promover uma educação de qualidade para todos?

Pretendemos ampliar os horários das creches até as 18h. Valorizar o educador, reduzindo a jornada de trabalho para 6 horas, sem prejuízo de seus salários, uma vez que a jornada de trabalho do educador não é só dentro da escola. Pretendemos também promover “formação continuada” para os profissionais da educação. Oferecimento de cursos técnicos de acordo com as necessidades do novo distrito industrial de Brumadinho. Preparação das escolas para receber de forma adequada e humana os alunos PCD’s.

4. Segurança: Quais medidas que você planeja implementar para melhorar a segurança pública e reduzir a criminalidade, principalmente no interior de Brumadinho?

Vamos criar a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal. Além disso, vamos solicitar ajuda do governo do estado para a elaboração de um plano de segurança pública para Brumadinho, visando os próximos 15 anos. Vamos instalar câmeras de monitoramento inteligente por toda Brumadinho e fazer também uma melhoria considerável na iluminação pública por toda cidade. Também vamos buscar junto ao governo do estado formas de ampliar o convênio entre o Município e o Estado, com foco em aumentar os efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil.

5. Mobilidade Urbana: Quais são suas propostas para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana de Brumadinho?

Hoje temos um transporte gratuito que não é pra todos. Pegaram apenas um contrato antigo e inseriram o transporte gratuito. É preciso ter uma atenção especial quanto a isso, já que tem comunidades que quase não são atendidas pela falta de horários de ônibus. Quando falamos de mobilidade urbana precisamos de: duplicação de vias nas principais rotas do interior, duplicação de pontes, criação da alça viária no centro de Brumadinho e construir um novo terminal rodoviário.

6. Sustentabilidade: Como você pretende promover práticas sustentáveis e cuidar do meio ambiente na sua gestão?

Garantir que todas as comunidades tenham 100% de saneamento básico. Criar o programa “Córrego Limpo”, para melhorar a qualidade da água dos mananciais, rios e córregos do município. Capacitação técnica dos agrônomos da prefeitura para incorporar novos modelos de análise, diagnósticos e tratamentos.

7. Economia: Quais estratégias você tem para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novos investimentos e tirar Brumadinho da minério-dependência?

Desenvolver estratégias para explorar o potencial turístico da cidade com intuito de aumento de geração de emprego e renda. Criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico com estratégias de curto, médio e longo prazo. Promover incentivos fiscais para grandes empresas que optarem em vir para Brumadinho. Programa de apoio a pequenos negócios e programa de capacitação para microempreendedores. Desenvolver estratégias para explorar o potencial turístico da cidade com intuito de aumento de geração de emprego e renda. Criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico com estratégias de curto, médio e longo prazo. Promover incentivos fiscais para grandes empresas que optarem em vir para Brumadinho. Programa de apoio a pequenos negócios e programa de capacitação para microempreendedores.

8. Habitação: O que você fará para enfrentar o problema da falta de moradia, garantir habitação acessível e retirar moradores de áreas de risco?

Habitação sempre é algo muito complexo. Hoje, aparentemente, existe um programa que diz que vai construir casas populares em uma única área. Eu entendo que é uma forma errada de se fazer o plano de habitação. Não podemos tirar a identidade da pessoa que viveu a vida toda em uma comunidade e migra-lá para outra que pode ser muito distante. Vejo que o plano de habitação deve ser feito por regiões e bairros. Para isso, primeiro precisamos entender qual é o déficit de casa naquele bairro e construir as casas no bairro de origem.

9. Participação Cidadã: Como você planeja envolver a comunidade nas decisões e nas políticas públicas?

Precisamos aproximar as pessoas dos serviços da prefeitura, para isso vamos: Descentralizar a prefeitura em 4 regiões; Implementar o Orçamento participativo onde a população poderá sugerir e votar em projetos que devem ser incluídos no planejamento e orçamento anuais; Promover reuniões semestrais em cada comunidade para entender as necessidades e debater sobre a administração pública.

10. Transparência e Combate à Corrupção: Quais medidas você irá implementar para garantir a transparência na gestão pública e o combate à corrupção?

Quando fui presidente da Câmara Municipal de Brumadinho implementei o Portal da Transparência do Legislativo, dando vasta publicidade a todas as ações do Poder Legislativo. Da mesma maneira, pretendo implementar canais efetivos de transparência, publicidade e controle de todos os atos públicos, principalmente no que concerne à aplicação do orçamento. Se algum desvio for constatado, será devidamente apurado, com total respeito ao contraditório e ampla defesa, e, em sendo comprovado o ato ilícito, o responsável será devidamente punido, na forma da Lei.

11. Por que você escolheu a Professora Sther Moreira como sua candidata a vice-prefeita e como você acha que ele pode ajudar numa futura administração?

A professora Sther Moreira é uma grande parceira. É natural de Bumadinho, filha do saudoso Quiqui Moreira. Professora aposentada, Sther tem um cuidado especial pela educação e o meio ambiente, já tendo atuado na SEMAD e no COMAM. Possui boa relação com o Governo do Estado e, com certeza, trabalhará com muito empenho para ajudar Brumadinho a crescer e se desenvolver.

12. Você é do mesmo partido do governador Romeu Zema. Qual será sua relação com o governador e sobre as questões que envolve as responsabilidades do Estado em Brumadinho sobre a tragédia-crime da Vale e o acordo bilionário com a Vale?

Sendo do mesmo partido, pretendo estreitar a proximidade de Brumadinho com o Governo do Estado, sendo porta voz de nossa população junto ao governador, defendendo os interesses de Brumadinho e exigindo reparação justa pelo crime da Vale. Tenho certeza que terei maior acesso e influência para pleitear o tratamento justo com nossa população, assim como aplicação dos recursos provenientes do acordo entre Estado e Vale da forma mais assertiva possível, para atender TODA população brumadinhense.

Compartilhe!