Entrevista: candidato a prefeito Reinaldo Fernandes, do PT

Questões sobre saúde, educação, segurança, economia, sustentabilidade, mobilidade urbana, gestão e planejamento, além de 2 perguntas específicas sobre sua vida pública

Compartilhe!

Perguntas:

1. Visão e Planejamento: Qual é a sua visão para a cidade nos próximos quatro anos e quais são as principais metas que você pretende alcançar?

Vou democratizar a prefeitura, acabar com as perseguições aos servidores públicos e à população; vai ter participação popular com o Orçamento Participativo e conselhos para decidir junto comigo as coisas mais importantes da prefeitura. Não vou colocar meus amigos e parentes na prefeitura, minha irmã não será Secretária de Educação e nem meu irmão será secretário de várias secretarias; e não vai ter corrupção e nem laranjas assumindo meus negócios. Aliás, não quero um real de salário de prefeito, vou abrir mão dos 28 mil reais mensais e aplicar em serviços como em casas populares.

2. Saúde Pública: Quais serão suas prioridades para melhorar o sistema de saúde municipal?

 Vou tratar a Saúde de forma preventiva. Mas temos que resolver os problemas. Temos que encurtar o tempo para as cirurgias e as consultas especializadas: se for preciso, a prefeitura vai comprar essas consultas na rede privada, mas as pessoas não podem ficar esperando meses e meses por uma consulta especializada ou cirurgia. Vamos investir na humanização: dar cursos para os profissionais de saúde para que eles cuidem bem dos pacientes, com amor, com carinho. Não vai faltar remédio! Vou criar UPAs no interior de Brumadinho e cuidar da Saúde Mental das pessoas começando nos PSFs.

3. Educação: Como você pretende abordar os desafios enfrentados pelas escolas do município e promover uma educação de qualidade para todos?

Vou acabar com o autoritarismo e as perseguições na Educação. Os cursos de formação serão no horário de trabalho dos servidores. Vou valorizar as professoras com aumento salarial e Plano de Cargos e Salários que melhore a qualidade da vida delas. Vou exigir do Estado que tenha escola de Ensino Médio em Casa Branca. E vai ter! Eu garanto! Vai ter também eleição direta para diretor(a) de escola. E vou abrir as escolas para a comunidade usá-las. E lutar por uma Educação que faça a garotada pensar, ser solidária, ter práticas coletivas e acreditar nas ciências! Educação para a vida real.

4. Segurança: Quais medidas que você planeja implementar para melhorar a segurança pública e reduzir a criminalidade, principalmente no interior de Brumadinho?

Quando fui vereador, eu votei a criação da Guarda Municipal. Infelizmente a incompetente administração atual, que o povo chama de “Barcelândia”, não implementou a Guarda. Chega de blá-blá-blá! Eu vou implantar a Guarda Municipal. Vou comprar viaturas e colocar dezenas de guardas municipais espalhados pelo Município. Além disso, vou cobrar do governo do Estado que aumente o número de policiais em Brumadinho. E vamos fazer segurança preventiva, iluminando bem o município, investindo no programa de câmeras. Fazer política diferente da “Barcelândia”.

5. Mobilidade Urbana: Quais são suas propostas para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana de Brumadinho?

O transporte público de graça em Brumadinho não consegue ser usado por todos. Faltam linhas, faltam horários, muitas comunidades não têm ônibus no final de semana. Vou aumentar as linhas, os horários e colocar ônibus pra todo mundo no final de semana. Vou alargar essas estradas perigosas que vão pro nosso interior! A gente tem sempre que proteger a vida das pessoas! Vou colocar linhas de ônibus de distrito pra distrito, interligando o município. Vou cuidar deste trânsito caótico que a Barcelândia não cuidou. E cobrar do governo do estado a melhoria do transporte intermunicipal.

6. Sustentabilidade: Como você pretende promover práticas sustentáveis e cuidar do meio ambiente na sua gestão?

Não vai ter corrupção na Secretaria de Meio Ambiente! Ninguém ali vai cobrar propina e enriquecer às custas de propinas! Vou investir em Educação Ambiental; proteger nascentes e lençóis freáticos; ampliar o Sistema de Áreas Protegidas, ampliar a coleta seletiva, aperfeiçoar a fiscalização e vigilância. Faltar água nas casas de centenas de famílias é um absurdo. Vou criar o Programa Água Para Todos, prioridade Nº 1, e resolver isso! Ninguém vai ficar sem água! Vou fazer o que a Barcelândia não fez em 12 anos! Todo mundo vai ter água nas torneiras! Eu garanto a vocês!

7. Economia: Quais estratégias você tem para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novos investimentos e tirar Brumadinho da minério-dependência?

 Vou economizar quase milhão e meio de reais do dinheiro do Município: não vou receber um real sequer para ser o seu prefeito! Investirei de forma séria em turismo rural, de esportes e de lazer, religioso, cultural. Construirei um teleférico na Serra da Moeda. Investirei em artesanato, cerâmica, agropecuária. Criarei o Banco Popular para crédito e microcrédito, sem pagamento de juros, para grupos, associações que queiram investir em emprego e renda. O Distrito Industrial vai sair do papel! Tudo isso pra gente fugir da mineração, que mata tudo que vê pela frente. A Barcelândia não fez. Eu farei!

8. Habitação: O que você fará para enfrentar o problema da falta de moradia, garantir habitação acessível e retirar moradores de áreas de risco?

Nos 4 anos de meu mandato, eu vou construir pelo menos 500 casas. Minha luta junto aos moradores sem casa resultou na construção do bairro Progresso II para 200 famílias. Como Prefeito farei muito mais! O Governo Lula separou R$ 601 bilhões para o Minha Casa, Minha Vida, programa que existiu nos 16 anos de governo do PT, mas em 12 anos, a Barcelândia NUNCA pensou nos que vivem pagando aluguel. Comigo vai ser diferente. Além disso, vou aumentar o valor do aluguel social e aumentar o número de pessoas beneficiadas. O que a Barcelândia não fez em 12 anos, eu vou fazer em 4!

9. Participação Cidadã: Como você planeja envolver a comunidade nas decisões e nas políticas públicas?

Minha diferença com esses candidatos que estão aí é esta: a forma de governar. Vou democratizar a prefeitura, acabar com as perseguições aos servidores públicos e à população. Em 2028, servidores públicos votarão no candidato a prefeito que quiser! Não vão ter que entrar no meu grupo de whatsapp; nem serão obrigados a irem nos meus atos políticos e nem a usar meus adesivos. Vai ter participação popular, Orçamento Participativo, conselhos para decidir comigo as coisas mais importantes da prefeitura. Não vai ter corrupção e nem laranjal. Meus irmãos não serão secretários!

10. Transparência e Combate à Corrupção: Quais medidas você irá implementar para garantir a transparência na gestão pública e o combate à corrupção?

Não vou receber os 28 mil reais mensais para ser prefeito. Nem 1 centavo! Vou aplicar esse dinheiro em serviços como levar água para as pessoas. Democratizarei a prefeitura: a prefeitura é do povo, não é de uma família, qualquer que seja o sobrenome dela, Barcelo, Morais, Parreiras, Silva. Vai ter participação popular e vou criar uma comissão, com membros da população, para acompanhar os contratos e os gastos municipais. Não vou colocar meus amiguinhos na prefeitura, minha irmã não será Secretária de Educação e nem meu irmão será secretário de várias secretarias. Não vai ter laranjal.

11. Por que você escolheu seu novo candidato a vice-prefeito, Tarcízio e como você acha que ele pode ajudar numa futura administração.

Tarcízio é um grande homem. Religioso, psicólogo experiente, foi Subsecretário de Ação Social em Neves. Tem um coração enorme! Fico agradecido de tê-lo ao meu lado. Ele vai me ajudar a ter uma prefeitura sem corrupção, sem perseguições aos servidores públicos e à população; com participação popular com o Orçamento Participativo e conselhos para nos ajudar a ter a melhor administração que este município verá! Ele não é de família de gente que persegue as pessoas, que dão tiros na casa de adversário. Já combinamos: nada de colocar nossos irmãos e parentes na prefeitura!

12. Você já atuou como vereador por diversos mandatos e tem uma experiência política considerável. Como vai usar esse conhecimento para a sua relação como prefeito, tendo governador Zema com opositor ao presidente Lula, que é do seu partido, para ajudar Brumadinho?

 Como vereador, acabei com a Taxa de Lixo, diminuí o IPTU abusivo que a Barcelândia criou, lutei e consegui que a população ficasse um período sem pagar Taxa de Esgoto. Vou acabar com o valor absurdo da Taxa de Esgoto: criarei um programa municipal para repassar dinheiro às famílias mais pobres para ajudá-las a pagar a Taxa de Esgoto. Preocupado com as pessoas mais pobres, criarei o Bolsa Família Municipal, complemento ao Bolsa Família de Lula. Quanto ao Lula, esse é meu amigo, companheiro de partido, vai me ajudar muito. Com o povo e com Lula, Brumadinho pode muito mais!

Compartilhe!