Emancipado em 1938, Brumadinho é um dos municípios mais importantes do Estado de Minas Gerais, com destaque para o turismo, sendo hoje um dos principais roteiros turísticos no Estado, devido ao Museu Inhotim. Inserido na região Metropolitana de Belo Horizonte, sua população hoje é de aproximadamente 40 mil habitantes. Além do clima agradável, com montanhas, cachoeiras e uma extensa área verde, o município possui inúmeros atrativos que aguçam a curiosidade do turista, que encontra na região hospitalidade, tradições culturais, gastronomia típica da cozinha mineira e artesanato.
A história de Brumadinho inicia ainda no final do século XVII, quando os bandeirantes, em busca do ouro das Minas Gerais, fundaram os primeiros povoados na região do Vale do Paraopeba, onde está localizado o município. Piedade do Paraopeba, São José do Paraopeba e Brumado do Paraopeba foram os primeiros Arraiás da região. Seu território já pertenceu à Ouro Preto, Sabará e Bonfim. Já no início do século XX, a construção da linha férrea e da Estação Ferroviária possibilitou à vinda de vários trabalhadores para a região, dando origem à cidade de Brumadinho. O pequeno povoado recebe este nome em alusão à antiga Vila do Brumado do Paraopeba e as brumas, comuns em toda a região montanhosa.
Principais atrativos turísticos
Museu Inhotim
Muito mais que um museu, o Instituto Inhotim é a principal atração turística do município de Brumadinho e um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Com uma área de mais de mais de 140 hectares, o Inhotim é uma junção de jardim botânico e um acervo com mais de 200 obras de arte contemporânea, em exposição nas 22 galerias e jardins. Aberto em 2006, o museu já recebeu quase 3 milhões de visitantes. O espaço conta com a maior coleção de palmeiras do mundo, um belíssimo Jardim Botânico com mais de 5.000 espécies de plantas de topo o planeta, além de mais de 800 obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
Horários:
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30*
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Construída em 1713, a igreja de Nossa Senhora da Piedade é considerado o maior símbolo histórico-cultural e religioso do município de Brumadinho. Com elementos da arquitetura colonial, o templo possui ricos detalhes na construção de altares em estilo setecentista. São mais de 300 anos de história e todo dia 8 de setembro é celebrado o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade.
Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária é o principal marco do desenvolvimento do município. Inaugurada em 1917, a construção da Estação, assim como a linha férrea, possibilitou a vinda de novos moradores para a região, instalando em seu entorno a atual Sede do município de Brumadinho. A Estação foi restaurada em 2015.
Fazenda dos Martins
Construída em 1730, a Fazenda dos Martins é uma das habitações rurais mais antigas de Minas Gerais. Tombado pelo IEPHA em 1977, como patrimônio público estadual, o casarão passou por várias intervenções desde seu tombamento. Erguida em alvenaria de pedra e paredes de pau a pique, a construção está ligada à história do Quilombo de Sapé e suas instalações teriam sido usadas na época como Senzala, onde os escravos eram mantidos.
Comunidades Quilombolas
Surgido em meados do século XVIII, quando o fazendeiro e dono de escravos Jacinto Gomes do Carmo doou uma pequena propriedade de terra ao escravo João Borges, as comunidades quilombolas ainda preservam as raízes da cultura afrodescendente. Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé compõem as comunidades quilombolas. A principal comunidade quilombola de Sapé ainda possui casas feitas de pau a pique e sapé, daí a origem do nome Sapé.