O Movimento SOS 040 juntamente com diversos segmentos da sociedade civil irão realizar neste sábado, 17 de fevereiro, um grande cortejo na BR-040, para chamar a atenção das autoridades sobre o grande número de acidentes na rodovia, principalmente no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete.
A concentração está marcada para as 10h, na Avenida Toronto, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. A saída do cortejo está prevista para as 11h da manhã e seguirá no sentido Rio de Janeiro até Alphaville/Lagoa dos Ingleses.
A previsão é que mais de 100 veículos participem do ato. O cortejo seguirá em fila única, pela faixa da direita, com acompanhamento do Setor de
Trânsito de Nova Lima, Polícia Rodoviária Federal e a concessionária VIA 040.
O objetivo, segundo os organizadores, é chamar a atenção das autoridades e dos próprios usuários, para as péssimas condições da rodovia, o que tem provocado muitos acidentes com vítimas fatais.
Segundo dados do Movimento SOS 040, somente em 2023, o trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, foi palco de 389 acidentes, que ocasionaram a morte de 33 pessoas e outras 524 ficaram feridas.
Principais reivindicações do MOVIMENTO SOS 040:
1- Intervenções imediatas nos pontos críticos da rodovia;
2- Instalação de área de escape nos declives denominados Celinha e Pires;
3- Instalação de barreiras centrais eficientes nos pontos de maior incidência de colisões
frontais e travessias proibidas;
4- Intervenções nos pontos onde não há fluidez como, por exemplo: pontes dos km 615,6 e 615,8);
5- Intervenções nos pontos de acesso com alto volume de travessia de veículos – “trevo” de Moeda);
6- Instalação de balança para caminhões de carga;
Além disso, o movimento também solicita a realização da duplicação do trecho entre Nova Lima a Conselheiro Lafaiete; a regulação e regulamentação das atividades de transporte de minério na região do quadrilátero ferrífero, com a sua logística respeitando os direitos dos demais usuários.; reforço imediato das bases existentes da PRF que cobrem, especialmente o trecho entre BH e Conselheiro Lafaiete; ampliar o pessoal efetivo para as ações de fiscalização e monitoramento; modernizar os equipamentos de monitoramento da via; e inserir representantes dos usuários nas discussões sobre a segurança da via.
Outra demanda do grupo é a retirada do fluxo de caminhões de minério da rodovia. Segundo o levantamento feito, pelo menos 50% dos acidentes têm o envolvimento de carretas que transportam minério de ferro.