A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) promove a campanha do outubro rosa com o tema “Juntos somos mais fortes”. A proposta é destacar a importância da união da população com profissionais da saúde, organizações e instituições de luta contra a patologia, reforçando a mensagem que a doença tem cura e pode ser revertida com o avanço da medicina, a detecção precoce e a adoção de tratamentos eficazes.
O câncer de mama é o segundo tipo mais recorrente no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, porém, é considerado o mais letal. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 15,2% dos diagnósticos para a doença sejam de mama, durante o triênio 2023-2025. A elevação registrada nos últimos anos foi equivalente a aproximadamente 73 mil casos, atingindo principalmente as mulheres.
A presidente da regional Minas Gerais da SBM (SBMMG), Bárbara Pace, recomenda que os exames de rastreamento sejam anuais, a partir dos 40 anos de idade. O alerta fica para as mulheres acima de 30 anos que se encaixam no alto risco, ou seja, pertencem à família com casos, representando uma característica hereditária.
A principal forma de detecção para o câncer de mama ocorre com a mamografia, identificando as condições precoces. A mulher também deve realizar o autoexame, o toque das mamas, deixando claro, que isso não substitui a mamografia, contudo, pode permitir identificar anormalidades, como nódulos, mudança na pele, formato, retração e a saída de secreção. A mesma ação deve ser feita mensalmente, uma semana após o fim do período menstrual.
A campanha 2023 apresenta uma mensagem de esperança e solidariedade, uma corrente de amor para inspirar ações conjuntas, visando um futuro com detecções mais precoces, tratamentos mais eficazes, um rápido controle da patologia, proporcionando melhores chances de sobrevida e também apoiando quem está em tratamento.
Bárbara conta que a SBMMG participará da corrida contra o câncer de mama, promovida pela Drogaria Araújo, dia 8 de outubro. A campanha em Minas ainda contará com a presença de diversas empresas e entidades que se uniram ao projeto para iluminar as fachadas de rosa.
Além disso, a SBMMG estabeleceu outra parceria com a Drogaria Araújo para oferecer um serviço farmacêutico de voucher ao cliente, como desconto para exames preventivos e diagnósticos para o câncer mamário. A campanha estará valendo durante todo o mês de outubro.
Segundo o vice-presidente da SBMMG, Henrique Lima Couto, a proposta é promover o acesso e democratizar o diagnóstico precoce do câncer. Ao receber o voucher, a paciente liga para uma das clínicas e realiza o agendamento. O desconto pode chegar até 70%. A lista completa das clínicas participantes da campanha, pode ser acessada no site https://www.araujo.com.br/saudeemdia.
Outra frente de atuação da SBMMG está na internet com suas redes sociais. A programação inclui a divulgação de vídeos com temas e orientações relevantes, assim como a promoção de diversas lives, ao longo do mês, para que a população possa participar e esclarecer dúvidas.
Serviço
Instagram: https://www.instagram.com/sbmmastologiamg/
Site nacional: https://www.sbmastologia.com.br/