A estrada municipal Nair Martins Drumond, na Serra da Moeda – Topo do Mundo passa por novas intervenções. De acordo com a Vale, a segunda fase das obras inclui a instalação de barreiras dinâmicas para proteção contra queda de detritos. As obras foram iniciadas na última terça-feira, 28 de março e com previsão de término em outubro deste ano.
Durante esse período, motoristas devem ter a atenção redobrada. O trânsito opera em determinados momentos no sistema pare/siga e a velocidade máxima permitida no local é 20km/h.
A obra foi dividida em duas etapas, sendo a primeira concluída em setembro do ano passado, após implantação de leira a montante do acesso e recuperação do sistema de drenagem da via. Ainda segundo a empresa, o plano de trabalho foi acordado com o Ministério Público de Minas Gerais e a Prefeitura de Brumadinho.
A estrada foi interditada em janeiro do ano passado, quando uma avalanche de terra desceu sobre a via, interditando totalmente o tráfego de veículos no local. O deslizamento matou 5 pessoas da mesma família, que passavam pelo trecho, depois de pegarem um desvio pela região, em virtude do fechamento da BR-040, após o rompimento de um dique lisa e o transbordamento de uma pequena barragem de sedimentos, na mina Pau Branco, da mineradora Vallourec.