Iniciativa da ONG Contato que se destina a formação artística para jovens e moradores da região de Brumadinho, o projeto Anagama será lançado nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, às 19h, no Centro de Convivência da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) com presença de lideranças comunitárias, autoridades e participantes do projeto.
Anagama conta com apoio de associações, entidades e coletivos de artistas e ativistas sociais na cidade de Brumadinho e nos distritos de Casa Branca, Suzana e Piedade de Paraopeba.
O projeto Anagama surge com a finalidade de geração de renda, promoção cultural e cidadania para jovens e artistas, contribuindo para a elevação da autoestima da população da cidade, tendo a arte e a sustentabilidade como forma de minimizar os danos provocados pelo rompimento da barragem em 2019.
“O projeto busca, através da arte e da cultura, promover a sustentabilidade e a inclusão social, levando conhecimento nos campos do audiovisual, da música e da cerâmica. A arte, será a força motriz para revelar talentos, dotar os participantes de conhecimento técnico para registrarem suas histórias e valorizar a cultura local”, afirma Carlos Nagib, presidente da ONG Contato.
Para Josiane Melo, presidente da Avabrum, é possível manter a memória “do crime que aconteceu em Brumadinho, que ceifou 272 vidas, trazendo um resgate da cultura, das tradições e um novo direcionamento para a cidade”. No projeto Anagama, lembra, esse resgate será materializado por meio da música e do audiovisual, a partir da realização de oficinas.
Todas as atividades do projeto são gratuitas e serão oferecidas em cada localidade ao longo de um ano e meio de atuação com ampla divulgação nas redes e centros de referência comunitários em cada região
As oficinas que serão oferecidas são:
1 – Oficina de Fotografia – com Amanda Dias e Júlia Duarte.
Turma 1:
Data: Dias 25, 26 e 27 de outubro, de 14h às 17h.
Quantidade de participantes: 25 pessoas.
Local: Centro de Convivência da AVABRUM
Rua Aristides Passos, 421 – Centro, Brumadinho – MG.
Turma 2:
Data: Dias 16, 17 e 18 de novembro, de 18h às 21h.
Quantidade de participantes: 25 pessoas.
Local: Salão Paroquial da Paróquia de São Sebastião
Rua Barão do Rio Branco – N°188, Centro, Brumadinho-MG.
EMENTA:
Criando narrativas através da imagem tendo como ferramentas principais a luz, cor e a composição com o objetivo de potencializar os registros fotográficos da comunidade através dos olhares dos jovens da cidade. De forma que uma imagem de fato valha mil palavras e contenha em si as histórias e fatos por si só. Abordaremos noções básicas de fotografia, aplicativos, conceitos sobre luz cor e composição. Além de enriquecer o repertório imagético dos participantes com exemplos de fotografias profissionais e comerciais feitas com celular.
Carga horária: 09hs/aula (3 dias x 3h)
2 – Oficina Música do Corpo – com Raquel Coutinho
Carga Horária: 04hs/aula.
Data: 29/10/2022 – de 09 às 13h
Quantidade de participantes: 40 pessoas.
Local: Centro de Convivência da AVABRUM
Rua Aristides Passos, 421 – Centro, Brumadinho – MG.
EMENTA:
O projeto OFICINA MÚSICA DO CORPO, desenvolvido pela cantora, percussionista e fonoaudióloga Raquel Coutinho, é voltado para o desenvolvimento neuropsicomotor, percepção musical, socialização de crianças, jovens e adultos.
Através da música, do ritmo e do movimento, vai se desenvolvendo a coordenação motora, a atenção, o raciocínio, a memória, estimulando a criatividade, o equilíbrio, percepção espacial, postura corporal, consciência vocal e respiratória.
3 – Oficina de Produção de vídeos por celular – com Nelio Costa.
Turma 1:
Data: Dias 08, 09 e 10 de novembro, de 18h às 21h.
Quantidade de participantes: 25 pessoas.
Local: Salão Paroquial da Paróquia de São Sebastião
Rua Barão do Rio Branco – N°188, Centro, Brumadinho-MG.
Turma 2:
Data: Dias 16, 17 e 18 de novembro, de 18h às 21h.
Quantidade de participantes: 25 pessoas.
Local: Centro de Convivência da AVABRUM
Rua Aristides Passos, 421 – Centro, Brumadinho – MG.
EMENTA:
O curso ensinará os alunos a usar aplicativos do celular para editar vídeos com aparência profissional. O aluno aprenderá em aulas teóricas e práticas, noções de roteiro e narrativas de vídeo, truques de edição e estratégias para finalização de conteúdos audiovisuais.
Carga horária: 09hs/aula (3 dias x 3h)
4 – Oficina Estúdio Acessível – com Jan Pardini.
Data: Dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2022.
Horário: 14h às 18h.
Quantidade de participantes: 25 pessoas.
Local: Centro Cultural Casa de Camilo – Rua Padre Eustáquio, 200 – Bairro Santo Antônio – Brumadinho.
EMENTA:
Tem que aprender: De onde vem esse som? – Como que liga esse tanto de cabo? – É muito botão, nem sei por onde começar! – O som ta esquisito, se colocar um caixa de ovo resolve?
E colocar a mão na massa: Até tem equipamento, mas vai funcionar? – A caixa de ovo vai no chão ou no teto? – Mó sonzera, mas tá faltando um grave né! – Agora sim, ficou daora!!!
Carga Horária: 16hs/aula (4 x 4h)
Mini-bios educadores(as)
Nélio Costa
Nélio Costa é graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG e Mestre em Artes/Cinema pela EBA/UFMG. Atua há vários anos na área audiovisual, seja como diretor, produtor ou ainda como professor universitário em cursos de Cinema e em cursos livres.
Júlia Duarte
Júlia Duarte é Jornalista formada pela UFMG, e atua há muitos anos no campo da imagem, seja fotografando eventos sociais, culturais e corporativos, seja ministrando oficinas de fotografia e aulas particulares. Tem diversos prêmios e publicações na área.
Amanda Dias
Amanda Dias é Fotógrafa e documentarista formada pela UNA. Atua como fotógrafa de rua, explorando a relação das pessoas com os diversos espaços que compõem a cidade, imagem e memória. Seu trabalho na fotografia documental cobre diversas expressões populares e sociais da cidade.
Raquel Coutinho
Cantora, percussionista e fonoaudióloga, tem dois discos lançados, Olho Dágua (2009) e Mineral (2015). Estudou com Fernando Barba (Barbatuques), Ney Doxosse (candomblé) , Bill Lucas (percussionista) e com Santiago Reither, professor e percussionista Cubano, entre outros. Além do seu trabalho autoral, Raquel, também integra o trio de Tambores de Maurício Tizumba há 25 anos. Como percussionista, se dedicou mais ao estudo da rítmica corporal e dos instrumentos típicos do Congado Mineiro como o Tambor de Folia, pandeiro, patangome e gungas, instrumentos que se toca dançando e cantando.
Jan Pardini
Jan Pardini Faria é Técnico de som formado pelo IAV-SP em 2009 no curso de Fundamentos de Áudio e Acústica. Trabalhou em diversos eventos culturais, estúdios e hoje atua no mercado audiovisual com captação de som direto e pós-produção de áudio para filmes, séries e obras musicais.