Moradores de Brumadinho se emocionaram com mais uma apresentação do maestro João Carlos Martins, que voltou à cidade depois de 3 anos da apresentação Gratidão, ocorrida ainda em 2019, ano da tragédia da Vale. O Concerto da Comunhão foi realizado na noite desse sábado, 10, no Estacionamento Central. O repertório e as atividades relembraram a tragédia na cidade e tem como objetivo incentivar a união entre as pessoas para a construção de novos tempos, a luta por justiça e a valorização da Vida.
Durante a apresentação, o maestro tocou solos ao piano e algumas músicas do repertório, acompanhado pela Orquestra de Câmera Inhotim, fundada em 2019 pelo maestro César Timóteo e que reúne jovens oriundos de projeto socioeducativo de Brumadinho, Sarzedo, Mário Campos e região.
O Concerto da Comunhão é um evento cultural promovido pelo Projeto Legado de Brumadinho, que foi idealizado pela AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão. O projeto Legado nasceu da necessidade de transformar a dor pelas perdas das 272 “joias”, fortalecendo o diário de construção da memória social , com a valorização da vida, à construção de novos caminhos de desenvolvimento para Brumadinho e região atingida e com a promoção de iniciativas artísticas e culturais para manter vivas as lições da tragédia-crime e a memória das vítimas.