Foi inaugurada neste sábado, 19, duas novas exposições, que integram o calendário de aberturas do Inhotim em 2022. O jornal Quilombo” “O Mundo é o Teatro do Homem” na Galeria Fonte e “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro” na Galeria Lago.
A mostra, com o mesmo título do jornal fundado pelo Teatro Experimental do Negro, se conecta com as temáticas abordadas pela publicação acerca da representação e identidade da figura do negro na sociedade da época, estabelece diálogos com a produção recente nacional e faz parte das celebrações do mês da Consciência Negra.
Dividida em 5 núcleos (Novo poder: reformulando uma vanguarda; Vidas públicas; Vida e aspirações do negro; Elas Falam; e Reescrita da história: construção e afirmação da identidade), a exposição conta com a participação de cerca de 30 artistas e coletivos e integra o programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra.
Para Olizia Yá, do Quilombo de Ribeirão, a exposição traz um grande ganho para os povos negros. “Cada comunidade tem seus desafios. No Quilombo do Ribeirão, por exemplo, celular não funciona, internet não tem qualidade e o transporte público é deficitário. Isso é isolamento, nos tratam como invisíveis! É preciso ter consciência de que nós negros ajudamos a construir essa sociedade. Eventos como esse nos dá voz, protagonismo e sem dúvida precisamos preencher esses espaços”, ressalta.
Comunidades quilombolas de Brumadinho participaram da abertura da mostra, que poderá ser vista até 16 de julho de 2023.
Informações: inhotim.org.br
Fonte: Inhotim