Adriana Prates, com carreira consolidada em mentoria de empresários e executivos, realiza, agora, um sonho adormecido por 40 anos: publicar os seus poemas. A trajetória de quem nasceu no Norte de Minas e, aos 18 anos, seguiu para Belo Horizonte para investir na carreira, recebe, agora, o brilho da publicação do belíssimo “O verso inverso”, livro com designer arrojado de Thiago Colares. Os poemas refletem a sensibilidade e empatia dela com a própria vida e a dos outros, apresentando muitas expressões do inconsciente e encontro de caminhos. O jornalista José Edward, que assina o posfácio, atesta que a obra apresenta dupla utilidade: “inebriar o coração e a alma e iluminar a mente”.
O verso inverso, com 140 páginas, sendo 20 delas em papel vegetal, se divide em três partes: “Campos de Estrelas”, “Cartas de Amor” e “Lampejos”. Escrito entre 2017 e 2022, O verso inverso registra a liberdade pregada pela autora, para quem a poesia está em tudo, na escrita e na percepção da vida. “Indico sempre a reinvenção, a ressignificação, nunca aceito a ideia de não haver saída”.
Aos 53 anos, Adriana Prates segue na mentoria de empresários, porém, sempre encontra espaço em sua agenda para a poesia. “A matéria humana, os imbróglios da mente me interessam. Eu ajudo pessoas a melhorarem. O que me qualificou como mentora foi ter vivido dificuldades.” “Comecei a anotar frases que falava aos meus mentorados, falas de assertividade, de indicação de soluções baseadas no cotidiano da vida. A última parte do livro, os Lampejos, é composta em 90% por essas frases”, conta.
Adriana foi para a capital mineira para trabalhar e estudar, depois de ter morado em Pai Pedro, Montes Claros e Janaúba e, ter frequentado também Mato Verde, terra de seu pai, a quem dedica um poema. Após dez anos de experiência em Recursos Humanos, abriu sua empresa. A memória literária, guardada com carinho e registrada no livro em forma de carta, vem da avó paterna, Guilhermina Mendes Silveira, a Dona Nenzinha, que tinha biblioteca em casa e vivia corrigindo os escritos da neta.
O verso inverso tem a assinatura de um dos maiores designers brasileiros, o ex-diretor de Marca e Produto das lojas de presentes Imaginarium, Thiago Colares, que também publica alguns poemas dirigidos à autora. Inovador e elegante, com páginas em folha vegetal e ilustrações, além de sobrecapa, inclui manuscritos e desenhos de estrelinhas de Adriana, tornando o objeto livro um poema em si.
Ame o doce sabor
do dia claro
a vida é rara
Aceite o sabor amargo
de uma noite fria
amanhã é porvir
……………………………………………..
Quando decidir, siga adiante
quando desistir, siga adiante
as definições são momentos
em que a nossa vida avança
……………………………………………..