Fiéis receberam nessa quinta-feira, 7, feriado da Independência, a réplica da imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Distrito de Piedade do Paraopeba. A nova imagem passa a substituir a imagem original, com aproximadamente 300 anos de história, que está sendo restaurada e ficará no altar mor, na igreja matriz.
Segundo relatos históricos e a tradição oral, sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, teria sido adquirida em Portugal e doada pela sra. Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira, esposa do inconfidente Dr. Inácio José de Alvarenga Peixoto, em promessa feita para que o marido não fosse condenado ao cárcere. Documentos mostram a intensa movimentação religiosa na paróquia, comprovada pela criação de diversas associações que pertenceram à Matriz ao longo dos anos, a mais antiga dentre elas seria a Irmandade do Santíssimo Sacramento, com Livro de Compromisso datado de 1750.
A Matriz de Nossa Senhora da Piedade é data de 1713, considerada um dos maiores símbolos da história-cultural de Brumadinho e do Estado, com vasto acervo adquirido entre os séculos XVII e XVIII, com peças de gosto popular, executadas em madeira, além de imagens também em gesso, datáveis da primeira metade do século XX.
Segundo representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, a substituição se deve a preservação da imagem original, uma das maiores relíquias da arte sacra mineira. A réplica de Nossa Senhora da Piedade, também talhada em madeira, como a original, será usada durante as celebrações, inclusive em procissões, como acontece hoje, 8 de setembro, dia da padroeira. Desde as primeiras horas do dia, católicos prestam homenagens à Nossa Senhora.
Durante as celebrações do Jubileu, a paróquia lançou também a campanha dos devotos. Os fiéis podem fazer suas doações através de carnês, pix, transferências bancárias ou nas ofertas durante as missas. Mais informações na secretaria da Paróquia, através do número 31 3571-5071.