Suja e barrenta. É assim que centenas de famílias em Brumadinho recebem água do sistema público. Frequentemente, o jornal Folha de Brumadinho tem publicado denúncias das péssimas condições do fornecimento de água no município, principalmente nas comunidades do interior.
Desta vez, a denúncia chega de moradores de Marques. Eles afirmam que a situação tem sido registrada com frequência na localidade. A comunidade é abastecida por 3 sistemas de poços artesianos, sendo dois públicos e um em parceria com uma empresa, que fornece água à população local, como contrapartida socioambiental.
O abastecimento de água é um problema antigo no município e já virou tema de audiências públicas, reportagens nos principais veículos de imprensa, além de denúncias no Ministério Público.
A Associação Comunitária de Marques informou que enviou um ofício à Prefeitura, pedindo solução do problema. A entidade disse ainda que se a situação não for resolvida nos próximos dias, irá acionar a justiça, uma vez que a situação tem sido recorrente.
Procurada, a Prefeitura de Brumadinho disse que já foi informada sobre o problema e acionou a empresa Semae, contratada para fazer a manutenção de poços artesianos, para verificar a situação nos poços. A Prefeitura disse ainda, que as chuvas podem ter provocado problema em um dos poços.