Preparem o bolso: Conta de água ficará mais cara a partir de 2023

O reajuste será de 15,7% e levou em consideração os efeitos da inflação e outros fatores do custo de operação

Compartilhar
Share

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário (Arsae-MG) aprovou nessa quarta-feira, 23, o aumento nas contas de água da Copasa. O reajuste será de 15,7% e entra em vigor a partir de 2023.

De acordo com a gerente de regulação tarifária da Arsae, Marina Guedes, a decisão da diretoria colegiada da agência levou em consideração os efeitos da inflação sobre os custos da prestação de serviços, além de outras compensações.

Entre os fatores também apontados pela equipe foram o reajuste da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, que afetou a operação, o repasse aos Fundos Municipais de Saneamento e o subsídio para a Copanor, empresa de saneamento do Norte e Nordeste do estado.

Fonte: Arsae

Os consumidores residenciais que usam, por exemplo, somente água, com uma média de 9 m³ de consumo, o aumento na conta da Copasa será de R$ 6,65. Já os que pagam água e esgoto, nesta mesma média, a diferença será de R$ 11,54.

Em nota divulgada, a agência informou que há dois anos e meio a tarifa da Copasa não era reajustada e que em agosto de 2021, a companhia reduziu em 1,52% a tarifa média.

Compartilhar
Share