Bombeiros inauguram memorial “Nunca Esqueceremos” em homenagem às vítimas da barragem da Vale

Espaço foi construído com elementos de grande intensidade e magnitude do desastre e abriga uma estátua em tamanho real de um bombeiro militar que presta reverência aos nomes das 272 vítimas

Compartilhar
Share

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 31, na Academia de Bombeiros Militar, na Av. Santa Rosa, 10 – Aeroporto, em Belo Horizonte, o “Memorial Nunca Esqueceremos”, em homenagem às vítimas da tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

O memorial foi construído com elementos de grande intensidade e magnitude do desastre, um verdadeiro cenário de guerra onde havia toneladas de rejeito de minério e materiais extremamente pesados junto às pessoas vitimadas. O espaço também abriga uma estátua em tamanho real de um bombeiro militar que presta reverência aos nomes das 272 vítimas, registradas em uma placa, entregue à corporação em 17 de janeiro de 2024, pelo governador do estado, Romeu Zema junto com a AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão.

De acordo com a corporação, o memorial é mais que uma estrutura física de respeito e honra aos que se foram, mas também um lembrete para que nunca se esqueçam das vidas interrompidas e para que todos sigam firmes no propósito de proteger, prevenir, mitigar e gerir o risco de desastres para que eles nunca mais se repitam.

Durante a cerimônia, houve o ato solene tropa formada com 1 minuto de silêncio, toque de sino, continência de tropa ao Memorial Nunca Esqueceremos e toque de silêncio com corneteiro.

Fotos: Bombeiros Militar de Minas Gerais

Compartilhar
Share