Denúncia: Veículos em péssimas condições de uso são colocados para transportar alunos em Brumadinho. Contrato ultrapassa os 11 milhões de reais

Entre os problemas apontados estão, pneus carecas, sem cinto de segurança, vidros quebrados, sem identificação de faixa escolar e até documentação irregular

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O primeiro dia da volta às aulas em Brumadinho, já iniciou com uma série de denúncias sobre o novo transporte escolar. De acordo com as informações e vídeos divulgados nas redes sociais, os veículos disponibilizados estariam com uma série de problemas mecânicos e estruturais como pneus carecas, sem cinto de segurança, vidros quebrados, sem identificação de faixa escolar e até documentação irregular. 

A situação tem gerado indignação e preocupação com a segurança dos estudantes, principalmente entre os pais, que exigem providências imediatas por parte das autoridades municipais. “A segurança dos nossos filhos é o mais importante. Não podemos permitir que eles viajem em ônibus com tantos problemas”, afirmou uma mãe, que preferiu não se identificar.

A prefeitura fez recentemente um contrato emergencial, sem licitação, no valor de mais de 11 milhões de reais. Além disso, o município cancelou a licitação feita no final do ano passado alegando irregularidades. Segundo dados da Receita Federal, a União Cooperativa de Transportes, empresa escolhida para fazer o transporte escolar em Brumadinho, foi criada em março do ano passado, com Sede em Belo Horizonte e teria seu capital social de apenas 28 mil reais. Outro ponto que chama atenção é que, a empresa não estaria apta a realizar o transporte escolar, já que a lei exige pelo menos um ano de atuação na área.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre as denúncias. Em nota, o órgão informou que ainda não recebeu notificação formal, mas que fará a devida apuração para garantir que os veículos atendam aos padrões de segurança e qualidade exigidos.

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