MP e prefeitura anunciam recursos para a conclusão das obras da matriz de Piedade

Total de investimentos chega a 2,637 milhões de reais. Previsão é que as obras iniciem nos próximos dias

Compartilhar
Share

Em um importante avanço para a comunidade católica e a preservação do patrimônio histórico do município, o Ministério Público de Minas Gerais e a Prefeitura de Brumadinho vão investir um aporte de 2,637 milhões reais para a conclusão das obras da matriz tricentenária de Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba.

A confirmação da destinação dos recursos para o templo foi feita na noite dessa terça-feira, 3, durante as celebrações do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joel Maria dos Santos, responsável pela região Episcopal Nossa Senhora do Rosário. Dom Joel fez a entrega da placa do MPMG, sobre o programa Minas para Sempre – 3ª Fase. Dentro desse programa, a igreja de Piedade do Paraopeba será contemplada com R$ 1.397.000,00. Esse valor será depositado na conta da Arquidiocese de Belo Horizonte, que vai gerenciar os recursos.

O programa “Minas para Sempre”, do Ministério Público, iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo (Caoma), Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC).

Todos os projetos são contemplados dentro da Plataforma Semente, o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais, criado pelo MPMG em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais). A terceira fase conta com 13 projetos.

Foto: Camila Soares/MPMG

“O Minas para Sempre representa o retorno das ações do Ministério Público com os parceiros em entregas para a sociedade. Ele foi elaborado com grande sabedoria, inteligência, e é o que a população quer do Ministério Público. Sou de uma geração que fazia muito barulho, reclamava do poder judiciário e entregava pouco. Hoje a sociedade quer ótimos promotores de Justiça e que os resultados da atuação do MP gerem entregas para os mineiros. É esse o Ministério Público que temos hoje e que tem sido referência para outras instituições em todo o Brasil”, ressalta o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares.

A outra parte, R$1.240.000,00 será destinada pelo município. O prefeito Nenen da Asa ressaltou a importância da finalização da obra para Brumadinho. “A Matriz de Piedade é um símbolo da nossa história e cultura. Com esse investimento, estamos preservando a história de Brumadinho.”, afirmou.

As obras da Matriz de Piedade, que estavam paralisadas desde 2022, por questões orçamentárias, agora poderão ser finalizadas com esse novo aporte financeiro. O projeto inclui a restauração elementos sacros e arquitetônicos, instalações elétricas e hidráulicas, projeto de prevenção de incêndios e circuito de segurança, além de pinturas.

A expectativa é que a conclusão das obras atraia mais turistas e fortaleça o comércio local. As obras têm previsão de início nos próximos dias e devem ser concluídas até 8 meses.

Compartilhar
Share