Nova licitação da BR-040 traz esperança, mas obras no trevo de Piedade do Paraopeba, somente em 2029

Até lá, os motoristas que saem de Brumadinho pela serra da Piedade terão que fazer um retorno de aproximadamente 4 km

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O novo processo de licitação da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, onde estão os dois importantes acessos ao município de Brumadinho, Piedade do Paraopeba e Serra da Moeda/Topo do Mundo, gerou grandes expectativas sobre as melhorias neste trecho da rodovia. A empresa EPR Via Mineira, que irá assumir a concessão da BR-040, e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – divulgaram detalhes do novo projeto de concessão.

De acordo com a concessionária, as intervenções emergenciais se darão nos 100 primeiros dias e as obras definitivas começam a ser entregues a partir do 3º ano. Entre as ações emergenciais estão, melhorias na sinalização de trechos considerados mais críticos, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. Durante esse período, a empresa terá que apresentar os projetos executivos e obter as licenças ambientais junto ao poder público para poder implementar as obras.

Mas, as obras mais importantes, como a construção de um novo acesso do distrito de Piedade do Paraopeba à BR-040, por exemplo, só devem ser concluídas no 5º ano, ou seja, em 2029. Até lá, os motoristas que saem de Brumadinho pela serra da Piedade rumo a Belo Horizonte e outras cidades da região, terão que fazer um retorno de aproximadamente 4 km, passando duas vezes em um dos trechos mais perigosos da rodovia.

Kátia Negreiros, do Movimento SOS 040, falou sobre a esperança nas melhorias da BR-040. “Diante da apresentação feita pela ANTT e EPR, a meu ver, nasce novamente a esperança de termos uma BR que traga segurança aos seus usuários. Evidentemente isto não acontecerá de uma hora para outra e nem na plenitude de como o movimento gostaria, mas restou claro que estão empenhados e programados para o enfrentamento dos problemas emergenciais. Isso já é um avanço. Vimos uma concessionária com postura diferente, aberta a ouvir e se aproximar de todos os atores envolvidos, incluindo a sociedade civil organizada e fazemos questão de aproveitar a oportunidade e participar, no sentido de contribuir para se buscar e alcançar os melhores resultados que beneficiem a todos. Contudo, a nova concessionária também terá que mostrar a que veio já com o plano dos 100 dias ou não conseguirá o voto de confiança que solicitou, porque confiança se conquista”, ressaltou.

O Movimento SOS 040 vê com preocupação a questão das atividades minerárias na região, já que a maior parte das carretas de minério transitam diariamente pela rodovia. “ O que não está claro é como será tratado o transporte do minério na BR 040, pela nova concessionária. Sabemos que não é possível proibir o tráfego de carretas pela via pública, mas também é sabido por todos que, se continuar como está, todo trabalho será em vão” questiona kátia.

A partir do próximo dia 6 de agosto, o valor do pedágio será reajustado. Para carros e caminhonetes, a tarifa sobe de R$ 6,30 para R$ 12,70. Já caminhões leves e ônibus a tarifa passa para R$ 25,40. A previsão é o projeto contemple a duplicação de 164 quilômetros, além de faixas adicionais em vários trechos, acostamentos, corredores ecológicos e oito passarelas. A previsão é de que todas as obras possam estar concluídas em 2031.

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