Sem representação feminina, Câmara tem 5 novos vereadores

Pleito mostra cada vez mais as dificuldades sobre a inclusão e a diversidade na política local, principalmente das mulheres

Compartilhe!

A eleição municipal deste domingo, 6, mostrou uma preocupante ausência de representação feminina na política de Brumadinho. Dos 13 vereadores eleitos, nenhuma mulher conseguiu a vaga no legislativo. A votação também teve a renovação de apenas 5 cadeiras. Mesmo porque, 2 dos atuais vereadores, Alessandra do Brumado, do Novo, e Gabriel Parreiras, do PRD, disputaram a vaga para o Executivo Municipal.

O pleito mostra cada vez mais as dificuldades sobre a inclusão e a diversidade na política local, principalmente das mulheres. Apesar da falta de representação no legislativo, a vaga de vice-prefeita é de uma mulher, Aline Braga.

A falta de mulheres na câmara reflete um cenário que ainda persiste em muitas partes do Brasil, onde a participação feminina em cargos políticos é significativamente inferior a masculina. Essa ausência pode impactar diretamente a elaboração de políticas públicas que atendam as necessidades de toda a população.

Vereadores eleitos em Brumadinho:

1° – Daniel Crentinho – Avante – 1.497 votos
2° – Ninho – União Brasil – 1.024 votos
3° – Valcir Rambinho – PP – 994 votos
4° – Max Barrão – Avante – 896 votos
5° – Vanilson Geada – PP – 845 votos
6° – Ivan Egg – Avante – 723 votos
7° – Xodó – Avante – 705 votos
8° – Adriano Diniz – União Brasil – 661 votos
9° – Civoney da Causa Animal – Republicanos – 567 votos
10° – Denilson Gama – PMB – 516 votos
11° – Professor Márcio Guru – PRD – 430 votos
12° – Itamar Franco – Avante – 418 votos
13° – Juca Dornas – PRD – 411 votos

Compartilhe!