As eleições 2022 marcaram uma nova divisão política em Brumadinho. A disputa para as vagas na Assembleia de Minas e para a Câmara Federal fizeram com que, pelos menos quatro grupos se destacassem, apoiando candidatos diferentes no município. Três dessas alianças são consideradas oposição ao prefeito Nenen da Asa. O que significa que juntas, impuseram uma derrota ao prefeito nas urnas. Os candidatos apoiados pela atual gestão tiveram uma votação abaixo do esperado nas urnas do município, mesmo com a máquina pública na mão e mais de 3 mil funcionários.
Júlio Delgado, do PV, candidato a deputado federal, que recentemente mudou do PSB para o PV, partido do prefeito e principal nome apoiado por Nenen da Asa, teve 1.920 votos, e não conseguiu se eleger. Já o candidato a deputado estadual, Mário Henrique Caixa, do PV, que apesar de já ser político e levando em consideração que é o narrador da Rádio Itatiaia e atleticano, obteve 3.518 votos e foi reeleito. Além disso, parte do grupo do Prefeito Nenen da Asa se dividiu e apoiou outros candidatos, como o deputado Federal, Aécio Neves, do PSDB, que obteve apenas 470 votos e o deputado federal, Luiz Tibé, do Avante, que ficou com 510 votos. Na somatória dos 4 candidatos, ficaram com 6.419 votos.
Em uma outra configuração, o destaque da votação das eleições deste ano ficou com o candidato a deputado federal, o Bombeiro Militar, Pedro Aihara, do Patriota, que obteve a maior votação entre todos os candidatos, com 4.780 votos no município. Pedro Aihara foi o principal porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, durante a operação da tragédia da Vale, em Brumadinho. O candidato a deputado estadual, Klebinho Rezende, do Pros, teve 800 votos. Os dois candidatos eram apoiados pelo vereador Gabriel Parreiras, do PTB. Juntos conseguiram 5.580 votos.
Já o outro grupo político liderado pelo vereador Guilherme Morais, com apoio dos vereadores Daniel do Brumado, John Roberto, elegeram a deputada federal, Greyce Elias. Ela teve 1.650 votos. Já o candidato a deputado estadual, Adalclever Lopes, do PSD, obteve 2.069 e ficou como suplente. Juntos conquistaram 3.719 votos.
Além disso, tradicionalmente, o grupo liderado pelo PT e outros partidos de esquerda tiveram candidatos e candidatas com votação expressiva como, Duda Salabert, do PDT, com 897 votos, Beatriz Cerqueira, do PT, com 879 votos, Rogério Correia, do PT, com 673 votos, André Janones, do Avante, 365 votos e Célia Xakriabá, do PSOL, com 338 votos. Esses 5 candidatos reuniram 3.152 votos.
Numa análise geral sobre as eleições 2022 para representatividade no parlamento mineiro e federal, juntos, os 3 grupos de oposição ao prefeito Nenen da Asa, obtiveram 12.451 votos, contra 6.419 votos dos candidatos apoiados diretamente pelo grupo do prefeito em Brumadinho. O restante dos votos foram divididos entre os dezenas de candidatos que não tem ligação direta com as coligações que atualmente lideram o cenário político do munícipio. O comparecimento total chegou a 25.974 eleitores.