Em uma reunião tumultuada, com acusações entre parlamentares e até apresentação de documentos com renúncia de vereadores, Daniel Hilário, do Cidadania, foi reeleito para mais 2 anos de mandato, biênio 2023/2024, como presidente da Câmara Municipal de Brumadinho.
A votação ficou empatada no primeiro e 2° turnos e foi usado o critério de desempate, de acordo com o Regimento da casa, considerando o candidato que obteve mais votos na eleição para vereador em 2020. Ricardo Nunes, conhecido como Ricardo da Tejucana, do PSL, era o candidato de oposição a Daniel Hilário e apoiado pelo prefeito Nenen da Asa, do PV.
Durante a sessão, houve a leitura de duas cartas de renúncia dos vereadores Valcir Martins, o Rambinho e Vanderlei Rosa de Castro, o Xodó, ambos do PV, que teriam sido protocoladas na última sexta-feira, 8. Os dois vereadores negaram o teor do documento e disseram que não teriam renunciado de seus cargos.
A votação também elegeu o vice-presidente da casa, o vereador Guilherme Morais, do PV e a secretária da mesa diretora, Alessandra do Brumado, do Cidadania.
Saiba quem votou em quem:
O presidente da casa, Daniel do Brumado, além do próprio voto, recebeu apoio de Guilherme Morais; Ivam Egg, ambos do PV; Gabriel Parreiras, do PTB e Jhon Roberto, do PSB.
Já o candidato derrotado Ricardo da Tejucana, além do próprio voto, contou com o apoio da vereadora Alessandra do Brumado, do Cidadania; Ninho, do PSL; Daniel Crentinho, do PSB e Edna Lúcia Teixeira, do Cidadania.
O vereador Max Barrão, do MDB, não compareceu a reunião.
Foto: João Santos