Entrevista: candidato a prefeito Guti da Premoldados, do Avante

Questões sobre saúde, educação, segurança, economia, sustentabilidade, mobilidade urbana, gestão e planejamento, além de 2 perguntas específicas sobre sua vida pública

Compartilhe!

Perguntas:

1. Visão e Planejamento: Qual é a sua visão para a cidade nos próximos quatro anos e quais são as principais metas que você pretende alcançar?

Eu e o meu vice Raphael da Projeta queremos um futuro com mais oportunidades para nossa cidade. Uma Brumadinho mais justa e inclusiva, onde o desenvolvimento econômico e social avance sem depender exclusivamente da mineração. Queremos fazer mais e melhor por nossa cidade, ao manter e melhorar as conquistas já realizadas nos últimos anos, e fazer melhorar o que não está funcionando. Vamos fortalecer a saúde, ampliar a educação de qualidade, melhorar a segurança, investir na mobilidade urbana, gerar emprego e renda, garantindo qualidade de vida para o nosso povo.

2. Saúde Pública: Quais serão suas prioridades para melhorar o sistema de saúde municipal?

Vamos reformar todos os postos de saúde que não passaram por melhorias nos últimos cinco anos e adquirir uma ambulância de suporte avançado (UTI móvel) para atender todo o município. Vamos construir novo Centro de Especialidades e um novo Centro de Diagnóstico de Imagem para ampliar o espaço físico do Hospital e aumentar o número de leitos. Também vamos contratar mais neuropediatras e neuropsicólogos para atender a demanda represada do Nuni. Ampliaremos o atendimento nos PSFs do interior, além de outras melhorias para garantir saúde de qualidade a todos.

3. Educação: Como você pretende abordar os desafios enfrentados pelas escolas do município e promover uma educação de qualidade para todos?

Vamos ampliar o horário das creches e dos projetos de tempo integral até 18h, de modo a possibilitar que os responsáveis conciliem a rotina de crianças de diferentes idades com o trabalho. Também vamos contratar professores de musicalização, dança e artes marciais para os projetos de ensino integral e criar novos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no interior.  Construir novas escolas nas áreas rurais, garantindo acesso à educação de qualidade. Além disso, vamos cuidar da saúde mental dos nossos alunos com psicólogos e assistentes sociais nas escolas.

4. Segurança: Quais medidas que você planeja implementar para melhorar a segurança pública e reduzir a criminalidade, principalmente no interior de Brumadinho?

Vamos criar a Secretaria de Segurança Pública para centralizar a gestão de segurança no município, além da Guarda Municipal para proteger os cidadãos e os bens públicos. A Guarda será equipada com veículos, uniformes e tecnologia de comunicação moderna. Implementaremos um sistema de resposta rápida a emergências, coordenando esforços com a Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil. Também vamos ampliar o número de câmeras de monitoramento e de luminárias LED para melhorar a iluminação pública e a segurança do nosso povo.

5. Mobilidade Urbana: Quais são suas propostas para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana de Brumadinho?

Vamos desenvolver um plano de mobilidade urbana que priorize a retirada de caminhões da sede e dos principais centros urbanos, como Piedade do Paraopeba, criando vias exclusivas para esses veículos. Realizar estudos de engenharia de tráfego para melhorar o fluxo de veículos e criar novos acessos ao centro da cidade. Vamos melhorar a sinalização vertical e horizontal e implementar campanhas educativas sobre segurança no trânsito. Além disso, manter e melhorar o transporte público gratuito, ao ampliar as linhas, os horários, a frota de veículos e os pontos de ônibus.

6. Sustentabilidade: Como você pretende promover práticas sustentáveis e cuidar do meio ambiente na sua gestão?

Vamos ampliar a fiscalização ambiental, especialmente nas atividades minerárias e no combate às queimadas. Com as campanhas de conscientização nas escolas, o objetivo é envolver a sociedade civil na preservação ambiental. Para melhorar a coleta seletiva, vamos contratar mais um caminhão para o interior e promover campanhas educativas sobre a importância da reciclagem. Levaremos equipamentos públicos para o Parque Natural Municipal de Casa Branca e criaremos o Parque das Águas no Eixo Quebrado para preservar recursos hídricos.

7. Economia: Quais estratégias você tem para fomentar o desenvolvimento econômico, atrair novos investimentos e tirar Brumadinho da minério-dependência?

Para avançar sem depender da mineração, é necessário diversificar a vocação econômica da cidade, promovendo o turismo, o desenvolvimento industrial e o fortalecimento do comércio local. O Distrito Industrial, projeto de minha autoria, vai atrair grandes empresas para Brumadinho. Para garantir que os empregos sejam direcionados para os brumadinhenses, teremos um programa de qualificação de mão de obra, além de políticas de apoio aos pequenos empresários, como feiras de Emprego e Empreendedorismo para conectar empregadores e trabalhadores.

8. Habitação: O que você fará para enfrentar o problema da falta de moradia, garantir habitação acessível e retirar moradores de áreas de risco?

Vamos ampliar o programa More Legal para garantir a regularização fundiária, permitindo que mais famílias tenham a posse legal de suas moradias. Com o programa Mais Casas Brumadinho, vamos mapear o número de famílias que ainda não têm o direito à moradia assegurado e aumentar o número de habitações populares, garantindo acesso à moradia digna. Além disso, nosso compromisso é retirar moradores de áreas de risco, realocando essas famílias para locais seguros, com infraestrutura adequada.

9. Participação Cidadã: Como você planeja envolver a comunidade nas decisões e nas políticas públicas?

Dois projetos importantes para fortalecer a participação popular são o “Prefeitura nos Bairros” e o “Orçamento Participativo”, que permitirão que o povo decida sobre as obras importantes para cada região e para onde parte dos investimentos serão destinados. Vamos fortalecer os conselhos municipais e as associações comunitárias, promovendo a participação na gestão pública. Teremos ainda uma plataforma digital na qual os cidadãos poderão fazer sugestões, fornecer feedbacks e acompanhar as decisões do governo.

10. Transparência e Combate à Corrupção: Quais medidas você irá implementar para garantir a transparência na gestão pública e o combate à corrupção?

Para garantir a transparência na gestão pública e combater a corrupção, vamos aprimorar o portal da transparência, de modo que seja fácil e rápido acessar todos os dados financeiros e informações referentes aos investimentos públicos. Além disso, promoveremos a capacitação de servidores públicos em ética e integridade, reforçando a importância de práticas transparentes. O fortalecimento da Ouvidoria também é importante para que as irregularidades sejam denunciadas de forma anônima e segura.

11. Por que você escolheu Raphael da Projeta como seu candidato a vice-prefeito e como você acha que ele pode ajudar numa futura administração.

Escolhi o Raphael como meu candidato a vice-prefeito porque, assim como eu, ele ama essa cidade e quer o melhor para Brumadinho. Raphael é sinônimo de experiência em gestão, capacidade técnica, comprometimento e responsabilidade para cuidar das pessoas. Apesar de no início não ter intenção de entrar para a política, quando conversamos, ele sentiu que era um chamado para fazer a diferença. Juntos, vamos criar novas possibilidades para Brumadinho, unindo nossa experiência e amor pela cidade para garantir um futuro ainda melhor para o nosso povo.

12. Você passou por diversos cargos da administração pública, é um empresário bem-sucedido na cidade, tem um histórico importante sobre as ações sociais. Hoje você tem o apoio do atual prefeito Nenen da Asa. Qual será a participação dele e da família Barcelos em um possível governo seu?

Primeiramente, é importante destacar que Brumadinho teve grandes conquistas nas gestões do Nenen, porém também há pontos a serem melhorados. O que acredito é que todos têm capacidade de ajudar e de contribuir para fazer da nossa Brumadinho um lugar melhor para se viver, mas o nosso governo será independente e autônomo. Acredito que o Nenen sabe do seu legado e entende que cumpriu sua missão. Com Guti e Raphael, Brumadinho começará uma nova era, na qual o povo será a base do governo e das nossas escolhas.

Compartilhe!