Por cinco votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais decidiu que Guilherme Morais (PSD), ex-vereador por Brumadinho e pré-candidato à prefeitura da cidade, está apto a concorrer nas eleições municipais de outubro de 2024. A audiência ocorreu na tarde desta quinta-feira, 11 de julho.
A decisão unânime do colegiado foi anunciada pela relatora, Juiza Patrícia Henriques Ribeiro, acatando o recurso de Guilherme Morais sobre a anotação de inelegibilidade registrada na Justiça Eleitoral no dia 16 de maio, assinada pela juíza eleitoral em substituição, Renata Nascimento Borges.
A medida foi tomada devido à renúncia de Guilherme Morais ao cargo de vereador em março de 2023, momento em que enfrentava um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Na época, o vereador fez acusações graves à gestão do prefeito Avimar Barcelos. O conflito resultou em sua expulsão sumária do Partido Verde (PV).
“Hoje é um dia importante para mim e para todos os cidadãos de Brumadinho que acreditam em uma política honesta e transparente. A decisão do TRE de permitir minha candidatura à Prefeitura de Brumadinho é uma vitória para todos que lutam contra a desinformação e a perseguição política. Desde o início da minha trajetória pública, enfrentei obstáculos e ataques infundados, mas mantive minha fé na justiça e no apoio do povo. Esta decisão reafirma meu compromisso com a legalidade e a democracia. O povo é que vai decidir os destinos de Brumadinho”.