O novo processo de licitação da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, onde estão os dois importantes acessos ao município de Brumadinho, Piedade do Paraopeba e Serra da Moeda/Topo do Mundo, gerou grandes expectativas sobre as melhorias neste trecho da rodovia. A empresa EPR Via Mineira, que irá assumir a concessão da BR-040, e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – divulgaram detalhes do novo projeto de concessão.
De acordo com a concessionária, as intervenções emergenciais se darão nos 100 primeiros dias e as obras definitivas começam a ser entregues a partir do 3º ano. Entre as ações emergenciais estão, melhorias na sinalização de trechos considerados mais críticos, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. Durante esse período, a empresa terá que apresentar os projetos executivos e obter as licenças ambientais junto ao poder público para poder implementar as obras.
Mas, as obras mais importantes, como a construção de um novo acesso do distrito de Piedade do Paraopeba à BR-040, por exemplo, só devem ser concluídas no 5º ano, ou seja, em 2029. Até lá, os motoristas que saem de Brumadinho pela serra da Piedade rumo a Belo Horizonte e outras cidades da região, terão que fazer um retorno de aproximadamente 4 km, passando duas vezes em um dos trechos mais perigosos da rodovia.
Kátia Negreiros, do Movimento SOS 040, falou sobre a esperança nas melhorias da BR-040. “Diante da apresentação feita pela ANTT e EPR, a meu ver, nasce novamente a esperança de termos uma BR que traga segurança aos seus usuários. Evidentemente isto não acontecerá de uma hora para outra e nem na plenitude de como o movimento gostaria, mas restou claro que estão empenhados e programados para o enfrentamento dos problemas emergenciais. Isso já é um avanço. Vimos uma concessionária com postura diferente, aberta a ouvir e se aproximar de todos os atores envolvidos, incluindo a sociedade civil organizada e fazemos questão de aproveitar a oportunidade e participar, no sentido de contribuir para se buscar e alcançar os melhores resultados que beneficiem a todos. Contudo, a nova concessionária também terá que mostrar a que veio já com o plano dos 100 dias ou não conseguirá o voto de confiança que solicitou, porque confiança se conquista”, ressaltou.
O Movimento SOS 040 vê com preocupação a questão das atividades minerárias na região, já que a maior parte das carretas de minério transitam diariamente pela rodovia. “ O que não está claro é como será tratado o transporte do minério na BR 040, pela nova concessionária. Sabemos que não é possível proibir o tráfego de carretas pela via pública, mas também é sabido por todos que, se continuar como está, todo trabalho será em vão” questiona kátia.
A partir do próximo dia 6 de agosto, o valor do pedágio será reajustado. Para carros e caminhonetes, a tarifa sobe de R$ 6,30 para R$ 12,70. Já caminhões leves e ônibus a tarifa passa para R$ 25,40. A previsão é o projeto contemple a duplicação de 164 quilômetros, além de faixas adicionais em vários trechos, acostamentos, corredores ecológicos e oito passarelas. A previsão é de que todas as obras possam estar concluídas em 2031.