
O transporte público gratuito em Brumadinho pode ter suas atividades paralisadas qualquer momento. É que a prefeitura ainda não realizou os pagamentos dos meses de dezembro de 2024 e janeiro deste ano para a empresa CAF Transportes, responsável pelos ônibus que circulam no município. A falta de repasses coloca em risco a continuidade das operações dos serviços de transporte público e o programa tarifa zero, criado em 2023.
Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira, 13, pela empresa com os motoristas e demais funcionários do setor para explicar a situação. O jornal Folha de Brumadinho procurou a CAF Transportes, que confirmou o atraso nos pagamentos. A empresa disse que, se não houver uma atualização dos repasses mensais, pode não conseguir arcar com os compromissos contratuais, com atrasos dos salários de seus colaboradores e fornecedores.
Em nota, a CAF Transportes disse ainda que espera que a situação seja regularizada o mais breve possível nos próximos dias, para evitar comprometer a eficiência dos serviços prestados aos brumadinhenses.
A prefeitura de Brumadinho repassava por mês, aproximadamente 1 milhão de reais para a empresa. São ao todo, 15 linhas operando no transporte público municipal, transportando mais de 180 mil pessoas mensalmente. Ainda segundo a empresa, por dia são mais de 300 viagens entre bairros, distritos e comunidades rurais.
Nossa reportagem procurou a prefeitura para falar sobre o atraso nos pagamentos e a manutenção do transporte gratuito no município, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Foto: Divulgação/CAF Transportes