Centenas de pessoas participaram nesta quarta-feira, 25, da quarta edição da Romaria pela ecologia integral a Brumadinho. O ato fez parte das celebrações em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale, ocorrido em janeiro de 2019 e que completou 4 anos.
Durante as manifestações, os participantes pediram por justiça, respeito à vida e ao meio ambiente, chamado de, “a nossa casa comum”. Uma missa foi celebrada em frente à Igreja matriz de São Sebastião, com a participação de religiosos da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). Em seguida, os fiéis sairam em caminhada até o letreiro da cidade, onde se reuniram aos outros familiares e amigos das vítimas, para realização do Ato em Homenagem às 272 pessoas mortas na tragédia.
Segundo a diretoria da AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão -, o objetivo da programação dos 4 anos da tragédia neste 2023 – que começou no domingo, 22, com um Pedal em Homenagem às vítimas, o Memory Day – é “cobrar por justiça, denunciar a morosidade dos processos judiciais que buscam responsabilizar os executivos e técnicos que fecharam os olhos para os problemas da barragem em nome do lucro, pela não repetição de crimes como os de Mariana e Brumadinho e pela valorização da vida, bem irreparável”.
Fotos: Paróquia São Sebastião de Brumadinho/@pssbrumadinho