Pelos menos 7 funcionários da empresa Colares e Linhares, terceirizada da Vale, que presta serviços na construção do novo sistema da adutora da Copasa, em Brumadinho, foram surpreendidos na tarde de hoje, 6, com demissões por justa causa. Segundo trabalhadores da empresa, a causa seria uma paralisação que foi feita na manhã desta terça-feira, após cobrarem o ticket alimentação no valor de 600 reais. Eles relatam que alguns funcionários não recebem o benefício. Além disso, houve também relatos de que seguranças foram colocados para vigiarem os trabalhadores.
Essa não é a primeira vez que empresas terceirizadas pela Vale enfrentam problemas com seus funcionários e são denunciadas. Em julho, o jornal Folha de Brumadinho já havia publicado matéria sobre as reclamações contra a empresa ETC, que estaria impondo carga horária excessiva a seus colaboradores.
O jornal Folha de Brumadinho tentou falar com representantes da empresa, mas ninguém foi encontrado até o momento. Procurada, a Vale esclareceu em nota, que mantém um diálogo constante com as empresas contratadas e reitera o compromisso de fiscalizar as atividades para que estejam em conformidade com a legislação brasileira e o contrato firmado.