Apoiadora da programação artística e socioeducativa do Instituto Inhotim desde 2008, a Vale firmou um compromisso de longo prazo com a instituição para garantir a sua sustentabilidade e, também, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Brumadinho e com o fortalecimento do setor turístico-cultural da região. Por meio de uma parceria inovadora no Brasil, serão aportados até R$ 400 milhões nos próximos dez anos. Como resultado, a entrada franca será ampliada, os projetos educativos expandidos e o turismo e a economia local estimulados. Desta forma, a Vale contribui também com a democratização do acesso ao museu, um dos eixos fundamentais do projeto “O Inhotim de Todos e para Todos”.
Já a partir de julho, a gratuidade que ocorria uma vez por mês será estendida, e a entrada no Inhotim será gratuita para todos os visitantes às quartas-feiras. Além disso, moradores de Brumadinho cadastrados no programa “Nosso Inhotim”, crianças de 0 a 5 anos e guias de turismo credenciados pela Embratur e Cadastur continuam a ter entrada gratuita todos os dias no Inhotim.
“Essa parceria inédita fortalece Inhotim como uma instituição viva, dinâmica e relevante na contemporaneidade. Com os recursos, poderemos manter um colecionismo ativo e ampliar nossa programação artística e cultural, além de expandir nossos projetos socioeducativos que já prestaram, ao longo do tempo, mais de 600 mil atendimentos a crianças e jovens de Brumadinho, exercendo um papel transformacional para a comunidade”, declara Lucas Pessôa, diretor-presidente do Inhotim.
A parceria também prevê ganhos para o desenvolvimento econômico local, especialmente com sua contribuição para o setor turístico cultural. Para além de gerar aproximadamente 700 empregos diretos, Inhotim é a principal força motriz do turismo na região. De acordo com dados do Boletim de Inteligência Turística, uma das ferramentas do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, publicado em dezembro de 2022, o setor de turismo de Brumadinho emprega 1.065 pessoas diretamente e 437 indiretamente, em áreas como hospedagem, alimentação e produção associado ao turismo, como artesanato.
“A Vale está comprometida com a reparação integral de Brumadinho. Esta parceria inovadora firmada com o Instituto Inhotim visa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Por meio dela, esperamos não apenas contribuir para garantir a sustentabilidade deste que é o maior museu a céu aberto do mundo, como também fomentar o setor turístico-cultural de Brumadinho, ampliar oportunidades de geração de renda e de acesso da população à arte, à cultura e à educação”. afirma Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.
Modelo inovador
Os recursos financeiros que serão transferidos pela Vale ao longo dos próximos 10 anos serão realizados por duas fontes: via verba direta e por meio de aporte via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Metade do aporte – R$ 200 milhões – será concedido por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. Deste montante, R$ 60 milhões já foram depositados antecipadamente, correspondendo aos anos de 2023, 2024 e 2025, e aplicados na manutenção dos acervos artístico e botânico; na realização de projetos socioeducativos; na manutenção dos empregos diretos do museu, que contam com 80% do seu quadro de moradores de Brumadinho e região; na realização de pesquisas científicas em meio ambiente; e nas despesas operacionais em geral. O restante dos recursos concedidos via verba incentivada – R$ 140 milhões – será liberado em aportes de R$ 20 milhões anuais, podendo oscilar nas bases anuais desde que respeitados R$ 200 milhões em 10 anos.
A outra metade – R$ 200 milhões – do total do aporte da Vale será transferida a partir de verba livre, sem dedução de impostos pela companhia. Deste montante, R$ 100 milhões serão distribuídos em 10 anos, com a previsão de repasse de R$ 10 milhões ao ano (podendo oscilar nas bases anuais). Os outros R$ 100 milhões de verba livre serão concedidos no sistema de matchmaking, no qual, para cada real de verba não incentivada recebida de outra fonte, a Vale irá depositar o equivalente até o limite estabelecido, na proporção 1:1. Essa estrutura inovadora visa estimular a captação de verba não incentivada de outros parceiros, fortalecendo ainda mais a sustentabilidade e a independência do instituto no período de 10 anos. Este valor será direcionado para a criação de um fundo de endowment, instrumento habitual entre instituições culturais internacionais para perenização das suas atividades, mas ainda pouco usual no Brasil. O fundo prevê o uso pelo Inhotim do retorno acima da inflação obtido pelos seus investimentos e assegura a preservação do valor principal, mantendo assim um fluxo contínuo de recursos para o museu no futuro.
O Inhotim de Todos e para Todos
O projeto “O Inhotim de Todos e para Todos – que tem como objetivo consolidar a vocação pública da instituição, seu caráter de museu vivo e seu colecionismo ativo – teve como marco inaugural a doação de Bernardo Paz, empresário, colecionador, mecenas e fundador do Inhotim.
Em junho de 2022, Bernardo transferiu de forma definitiva para a instituição um inestimável acervo composto de cerca de 330 obras de sua coleção de arte contemporânea nacional e internacional, o que incluiu todas as 23 galerias e obras permanentes do museu, e a área de 140 hectares, que compreende todo o jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies de diversos continentes.
O escopo do programa O Inhotim de Todos e para Todos também contemplou a constituição de uma nova e moderna governança, com ampla representatividade da sociedade civil, e liderada pela diretoria do Instituto Inhotim – Lucas Pessôa e Paula Azevedo – assumida em janeiro de 2022. A iniciativa teve como premissa institucionalizar, cada vez mais, as ações do museu, de forma a garantir sua perenidade, sustentabilidade financeira, democratização do acesso e ampliação da programação artística e socioeducativa.
Entre as principais medidas relacionadas à nova governança esteve a constituição, em junho de 2022, de um novo Conselho Deliberativo. Trata-se de um grupo com ampla representatividade da sociedade civil que passou a integrar a instância máxima de gestão da instituição, atuando como guardião da nova governança do museu e contribuindo para sua perenidade.